Semana passada falamos um pouco sobre os primeiros dois Princípios Básicos, a Respiração e o Posicionamento da Pelve, lembra?!
Pois bem, agora vamos dar continuidade ao tema com os últimos três Princípios Básicos que regem o que fazemos nas nossas aulas…
3- Posicionamento da Caixa Torácica
Continuamos a restaurar as curvas da coluna vertebral subindo até a cabeça, e é isso que acontece pela coluna torácica nesse princípio. A primeira coisa a lembrar é que o ideal seria ter todas as costelas apoiadas no chão enquanto ainda se mantém a lombar neutra.
Movimentos amplos dos braços podem levar a movimentos indesejados da coluna torácica e quem evita isso são os abdominais, a ação deles estabiliza essa parte da coluna.
4 – Mobilização e Estabilização da Cintura Escapular
A cintura escapular possibilita todos os movimentos dos braços, por isso, é a região do corpo com maior liberdade de movimento e a musculatura em torno dela é quem controla todo esse movimento.
Você já deve ter ouvido alguém falar “mantenha os ombros longe das orelhas”…
…pois bem, a musculatura que controla a cintura escapular é a mesma que mantém os ombros longe das orelhas!
Uma dica bacana é ter a sensação de uma leve pressão nas axilas para dentro e para baixo, como se desenhasse um ‘V’ nas costas.
5 – Posicionamento da Cabeça e da Coluna Cervical
A coluna cervical é uma região extremamente móvel e delicada se comparada ao restante da coluna vertebral. Por essa razão devemos tomar o máximo de cuidado possível para manter um bom alinhamento e estabilização durante todos os movimentos. A regra que seguimos aqui é simples: a cervical deve sempre continuar a linha criada pela coluna torácica.
Não importa se o movimento pela torácica é uma flexão, extensão, rotação ou flexão lateral, sempre aplique essa regra e a tensão nessa região diminui muito!
Gostou das dicas, quer mais?! Envie sugestões de temas e venha conhecer o nosso trabalho no Espaço Manawa!