Princípios Básicos II - Espaço Manawa - Pilates - Jardins, Metrô Brigadeiro, Paulista

Princípios Básicos II

Semana passada falamos um pouco sobre os primeiros dois Princípios Básicos, a Respiração e o Posicionamento da Pelve, lembra?!

Pois bem, agora vamos dar continuidade ao tema com os últimos três Princípios Básicos que regem o que fazemos nas nossas aulas…

3- Posicionamento da Caixa Torácica

Continuamos a restaurar as curvas da coluna vertebral subindo até a cabeça, e é isso que acontece pela coluna torácica nesse princípio. A primeira coisa a lembrar é que o ideal seria ter todas as costelas apoiadas no chão enquanto ainda se mantém a lombar neutra.

princípios básicos - posicionamento da caixa torácica

Movimentos amplos dos braços podem levar a movimentos indesejados da coluna torácica e quem evita isso são os abdominais, a ação deles estabiliza essa parte da coluna.

princípios básicos - caixa torácica braços

4 – Mobilização e Estabilização da Cintura Escapular

A cintura escapular possibilita todos os movimentos dos braços, por isso, é a região do corpo com maior liberdade de movimento e a musculatura em torno dela é quem controla todo esse movimento.

Você já deve ter ouvido alguém falar “mantenha os ombros longe das orelhas”

princípios básicos - escápulas

…pois bem, a musculatura que controla a cintura escapular é a mesma que mantém os ombros longe das orelhas!

Uma dica bacana é ter a sensação de uma leve pressão nas axilas para dentro e para baixo, como se desenhasse um ‘V’ nas costas.

5 – Posicionamento da Cabeça e da Coluna Cervical

A coluna cervical é uma região extremamente móvel e delicada se comparada ao restante da coluna vertebral. Por essa razão devemos tomar o máximo de cuidado possível para manter um bom alinhamento e estabilização durante todos os movimentos. A regra que seguimos aqui é simples: a cervical deve sempre continuar a linha criada pela coluna torácica.

princípios básicos - cabeça e cervical

Não importa se o movimento pela torácica é uma flexão, extensão, rotação ou flexão lateral, sempre aplique essa regra e a tensão nessa região diminui muito!

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