Nos cursos da STOTT PILATES que damos por aí, sempre tem alguém que me chama de lado para perguntar se podemos aplicar o Pilates no treinamento de determinado esporte. A resposta curta será sempre SIM. A pergunta que vem logo depois é como fazemos isso? Pois bem amiguinhos, vamos começar a responder isso nessa postagem. Mas lembre-se que a aplicação do Pilates no esporte é um assunto extenso, portanto, vamos aos poucos.
Essa semana, antes de mergulharmos nesse mundo, vamos lembrar de alguns benefícios que a prática constante de Pilates traz ao indivíduo.
Equilíbrio Muscular
Essa não é uma questão meramente estética. O equilíbrio entre dois músculos antagonistas é fundamental para se evitar lesões e desgastes a longo prazo. O Pilates pode ajudar a restaurar os desequilíbrios musculares causados pelo esporte. E isso é especialmente válido por esportes unilaterais, como o tênis.
Estabilidade e Fortalecimento do Centro
A regra aqui é a seguinte, transferimos cargas para cima e para baixo pelo nosso corpo quando nos movemos. Se tivermos um centro (core) forte e estável, essa carga será transferida de uma forma eficiente e segura, prevenindo-se lesões e problemas no futuro.
Melhora na Concentração
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”
Joseph Pilates
Essa é uma daquelas célebres frases do Joseph Pilates que falam da conexão corpo e mente. Estar presente e concentrado é fundamental para qualquer atividade e o Pilates te ajuda a manter a cabeça focada enquanto o corpo se move e se retorce em todas as direções.
Prevenção de Lesão
O Pilates trabalha o nosso corpo de dentro para fora. Isso quer dizer que um dos nossos primeiros objetivos é acordar aqueles músculos monoarticulares, pequenos e profundos. Eles são os responsáveis pela estabilidade e controle das articulações. Depois que o indivíduo atingiu esse objetivo, partimos para os músculos globais, mobilizadores e superficiais. Pense nisso como a construção de uma casa, primeiro construímos uma fundação forte, capaz de suportar não só o peso dela mas também toda a carga externa que é imposta nela (vento, chuva, etc.). O nosso corpo funciona da mesma forma, você quer pular, arremessar, rebater, abaixar, correr, levantar, etc.?! Então comece pequeno e vá construindo um corpo forte aos poucos, de dentro para fora.
Redução de Estresse
Começamos qualquer sessão de Pilates respirando. Fazemos isso por algumas razões e uma delas é mudar seu estado de espírito. Imagine a seguinte cena, você acabou de sair do trabalho, várias reuniões, ficou preso no trânsito um bom tempo ouvindo buzinas e respirando uma fumaça preta do motor. Meio estressante não?
Então vamos fazer um exercício rápido agora.
[su_spacer size=”20″]Primeiro perceba a sua postura, seus ombros e pescoço.
Inspire lentamente pelo nariz por cinco contagens…
Segure por duas contagens….
Solte o ar lentamente por dez contagens, sentindo os seus pulmões esvaziarem o máximo possível….
Repita isso mais umas três vezes.
Agora volte a atenção para a sua postura, seus ombros e pescoço.
Sentiu tudo relaxando?
A tensão diminuiu?
Tá mais leve?[su_spacer size=”50″]
Agora podemos ver como uma prática simples de Pilates pode trazer muitos benefícios ao indivíduo e especialmente ao atleta. É lógico que existem vários outros pontos onde a prática do Pilates pode ajudar na performance do atleta.
Mas vamos guardar isso para um post futuro! 😉
Gostou das dicas, quer mais?! Envie sugestões de temas e venha conhecer o nosso trabalho no Espaço Manawa!
Uma resposta em “Pilates no Esporte”
Valeu Melina! Simples, claro e muito didático e verdadeiro.